O sono e seus benefícios: o que você deve saber
Uma boa noite de sono e seus benefícios é extremamente importante para melhorar a qualidade de vida e longevidade. Ela pode levar a um dia calmo e de bom humor.
Nós dormimos um terço de nossas vidas e os relógios biológicos se completam em 24 horas. Quando a glândula pineal secreta e ativa o hormônio melatonina no cérebro, o corpo está pronto para adormecer. Isso ocorre no período em que o sol se põe e, à medida que o dia avança, o indivíduo começa a sentir sono.

O processo do sono e a saúde do corpo e mente
Quando o processo do sono começa, tanto a temperatura interna do corpo diminui quanto a pressão sanguínea cai, levando a uma soneca rápida.
Durante o sono profundo, muitas proteínas são produzidas e conservam ou aumentam as ligações neurais relacionadas à memória e à aprendizagem. Neste processo, são liberados o hormônio do crescimento, melatonina e outras substâncias que regeneram e cicatrizam a nossa pele.
Um sono tranquilo e benéfico à saúde, favorece a atuação física e mental das pessoas, influenciando a coordenação motora, atenção e disposição para raciocinar e por causa disso, eletricistas, médicos, enfermeiros e motoristas devem dormir bem.
As fases do sono restaurador
Quando dormimos, o sono que proporciona benefícios ao corpo passa por cinco fases: adormecimento, sono leve, entrada em sono profundo, sono profundo e sono REM.
FASE 1 – Adormecimento: nesta fase acontece um período de transição no qual a pessoa sente que está acordada e dormindo. Nesse instante, ocorre a produção de ondas cerebrais irregulares e rápidas, fazendo com que reduza a tensão dos músculos e a respiração torne-se suave. Quando ela acordar, vai negar que estava dormindo, reagindo rapidamente.
FASE 2 – Sono leve: há uma diminuição da temperatura do corpo, da respiração, do ritmo cardíaco, do alongamento das ondas cerebrais, os olhos não respondem a estímulos e a pessoa atravessa a fronteira entre estar acordada e dormindo. Esta fase dura em torno de 20 minutos.
FASE 3 – Entrada em sono profundo: esta é uma rápida fase em que as ondas do cérebro estão mais extensas e brandas, correspondendo em média 5% do sono.
As etapas mais importantes do sono
FASE 4 – Sono profundo: é a fase mais importante para o nosso corpo, ocorrendo a liberação dos hormônios usados na recuperação das células, órgãos e crescimento. Nesse período, que dura aproximadamente 55 minutos, a pessoa fica inconsciente.
FASE 5 – Sono REM (Rapid Eyes Moviment): nesta fase acontece o movimento rápido dos olhos em que o indivíduo está com o cérebro em plena atividade, ocorrendo o processo de desenvolvimento dos sonhos.
Os músculos estão paralisados, porém, existe contração dos dedos das mãos e dos pés. A respiração, a frequência cardíaca e a pressão arterial aumentam. É nesse momento que o cérebro faz uma limpeza total na memória, fixando as informações relevantes, captadas no dia e descartando as irrelevantes. Se por acaso, a pessoa acordar nesse momento, ela vai recordar partes do sonho. Após 10 minutos de sono REM, ela retorna às fases do sono sossegado.
Como alcançar o ‘sono dos justos’
Devemos ter um ambiente quieto para dormir, com pouca iluminação, limpo e organizado, temperatura agradável, escrever uma lista de tarefas para o dia seguinte e não levar preocupações para cama.
Fazer um relaxamento muscular por um banho quente, massagens e alongamentos um pouco antes de dormir, ler um livro, ouvir uma música, criando um ritual toda noite e no mesmo horário.
Quem faz dieta deve comer alimentos de baixa caloria. Lembre-se que você vai passar várias horas dormindo e acordar no meio da noite com fome, interrompe a fase de sono profundo.
A quantidade de sono para cada idade
A quantidade de sono varia em cada fase da vida. Um bebê dorme geralmente 18 horas por dia com a duração de oito horas de sono REM, ou seja, o sono profundo, nas 24 horas. Quando a criança atinge seus 10 anos, ela precisa de 9 a 10 horas de sono diário e não necessita dormir à tarde.
O adolescente dorme em média 9 horas e meia por dia com horários irregulares devido às festas, baladas e os hormônios próprios da puberdade. Por isso, ficam sonolentos durante o dia. Quando adulto, dorme de 7 a 8 horas diárias.
Na fase da terceira idade, o período de sono diminui para 6 horas por dia, afetando a qualidade do sono. A fase REM (sono profundo) reduz e o idoso acorda mais facilmente e por várias vezes à noite.